O índice pan-europeu STOXX 600 permaneceu inalterado nesta quinta-feira (11), depois que uma queda da alemã Bayer e de ações de energia compensaram um aumento anterior na esperança de uma pausa na campanha de alta de juros do Federal Reserve após dados econômicos favoráveis dos Estados Unidos.
O STOXX 600 fechou estável, a 463,62 pontos, depois de subir até 0,7% mais cedo.
Um conjunto de dados recentes sobre inflação e o mercado de trabalho dos EUA acrescentou evidências de que a economia norte-americana perde força e alimentou esperanças de uma pausa nos aumentos de juros do Fed que castigam o mercado.
“Não acho que o Fed voltará a subir (os juros) este ano”, disse Patrick Armstrong, diretor de investimentos da Plurimi Wealth.
“O chair do Fed, Jerome Powell, vai querer manter a taxa básica nesses níveis até que a inflação caia para um patamar mais próximo de seu mandato. Mas não tenho certeza se os mercados estão certos sobre todos os cortes nos juros que precificam.”
Leia Mais
Bolsas da Ásia fecham mistas, após dados de inflação dos EUA e da China
Ibovespa opera em queda, interrompendo sequência de altas; dólar recua
Dow e S&P 500 caem pressionados por Disney; PacWest lidera perdas em bancos
O STOXX 600 tem sido negociado em faixas estreitas nas últimas semanas, à medida que os investidores avaliam as perspectivas para as políticas monetárias dos EUA e da Europa, bem como o potencial para uma recessão nos EUA após os aumentos agressivos dos juros e a recente turbulência bancária.
Entre os principais nomes de peso, a Bayer ficou na lanterna do STOXX 600, com queda de 7,5%, sua pior baixa diária em quase dois anos, depois de alertar que os resultados de 2023 podem ficar no limite inferior de sua faixa-alvo, prejudicados pela inflação de custos e pela queda nos preços de herbicidas à base de glifosato.
O setor de energia estava entre os mais combalidos, com queda de 1,6%, acompanhando os preços do petróleo mais baixos.
Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,14%, a 7.730,58 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,39%, a 15.834,91 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,28%, a 7.381,78 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,61%, a 27.098,89 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,16%, a 9.182,80 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,74%, a 6.071,22 pontos.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Bolsa da Europa perdem força pressionadas pela Bayer e ações de energia no site CNN Brasil.
Europa – Notícias e tudo sobre | CNN Brasil