São Paulo 
(11) 5178-3044
Belo Horizonte 
(31) 2180-2700
Brasilia 
(61) 2017-4737
Rio de Janeiro 
 (21) 2038-2208

Bolsas da Europa fecham em alta com PMIs e balanços, mas fôlego é contido por BCE

A maioria dos mercados acionários da Europa fecharam em alta nesta sexta-feira (21). Investidores monitoraram indicadores e também balanços corporativos. Além disso, o Banco Central Europeu (BCE) continuou a sinalizar foco no combate à inflação, com perspectiva de mais aperto monetário adiante, o que tende a pressionar as ações.

Na agenda de dados, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro subiu de 53,7 em março a 54,4 na preliminar de abril, na máxima em 11 meses, ante previsão de 54,0 dos analistas ouvidos pelo Wall Street Journal.

O PMI composto da Alemanha subiu a 53,9 em abril. Para a Oxford Economics, o quadro na zona do euro é de uma economia “em duas velocidades”, com mais impulso mostrado pelo setor de serviços, o que também ocorre na Alemanha. O Commerzbank concorda com a avaliação sobre economia “profundamente dividida” na zona do euro, mas diz que de qualquer modo os números sugerem recuperação do Produto Interno Bruto (PIB) da região.

BCE considerou as tensões financeiras como incertezas para inflação, diz ata

Inflação anual da zona do euro desacelera a 6,9% em março, confirma revisão

Produção industrial da zona do euro sobe 1,5% em fevereiro

No Reino Unido, o PMI composto também atingiu 53,9 em abril, subindo quando analistas previam queda. Ainda no Reino Unido, as vendas no varejo tiveram baixa de 0,9% em março ante fevereiro, quando analistas projetavam queda de 0,6%.

Na política britânica, Dominic Raab, vice-premiê, renunciou hoje ao posto, após uma investigação independente concluir que ele intimidou funcionários públicos. Raab também era ministro da Justiça, cargo igualmente deixado agora. O premiê Rishi Sunak divulgou carta a Sunak, agradecendo-o pelos serviços e aceitando a demissão.

Entre dirigentes do BCE, Olli Rehn defendeu que se mantenha a postura dura contra os juros, evitando relaxamento prematuro com foco na inflação. Já o vice do banco central, Luis de Guindos, previu que a inflação e seu núcleo percam fôlego nos próximos meses, mas também disse que é preciso garantir que se evite eventual novo salto da inflação.

Entre ações em foco, SAP avançou mais de 5% em Frankfurt, após a empresa de software alemã divulgar resultados que superaram a expectativa dos analistas.

Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em alta de 0,15%, em 7.914,13 pontos com ganho contido pela pressão sobre algumas ações de mineradoras, ante dúvidas sobre a demanda futura. Rio Tinto caiu mais de 5%

Em Frankfurt, o índice DAX avançou 0,54%, a 15.881,66 pontos. Na Bolsa de Paris, o CAC 40 subiu 0,51%, a 7.577,00 pontos, terminando na máxima do dia, e em Milão o FTSE MIB subiu 0,43%, a 27.745,81 pontos. Na Bolsa de Madri, o Ibex 35 foi na contramão da maioria e caiu 0,37%, a 9.415,60 pontos, e em Lisboa o PSI 20 subiu 0,65%, a 6.200,17 pontos.

No radar em Portugal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou nesta sexta ao país, para uma visita oficial que inclui foco na agenda de negócios.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Bolsas da Europa fecham em alta com PMIs e balanços, mas fôlego é contido por BCE no site CNN Brasil.

Europa – Notícias e tudo sobre | CNN Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

plugins premium WordPress
Falar com consultor
Precisa de ajuda?
Europa Tours
Precisa de assistência?
Clique no botão abaixo e entre em contato conosco agora mesmo!