Os mercados acionários europeus fecharam a terça-feira em queda, após o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, indicar que os juros podem subir mais que o previsto anteriormente.
Os comentários reverteram o impulso que os negócios vinham recebendo de indicadores econômicos locais.
Em Londres, o FTSE 100 caiu 0,13% a 7.919,48 pontos, enquanto o índice DAX, em Frankfurt, fechou em baixa de 0,60%, a 15.559,53 pontos.
O CAC 40, em Paris, cedeu 0,46%, a 7.339,27 pontos, e o FTSE MIB, em Milão, fechou em queda de 0,67%, a 27.761,57 pontos.
Já em Madri, o índice Ibex 35 recuou 1,01%, a 9.415,00pontos. Por fim, na Bolsa de Lisboa, o PSI 20 cedeu 0,22%, a 6.030,11 pontos. As cotações são preliminares.
Leia Mais
Taxa anual de inflação nos países da OCDE desacelera em janeiro, a 9,2%
Wall Street recua após fala de Powell fomentar temores por mais altas de juros
Confiança dos investidores da zona do euro tem queda inesperada em março
As bolsas ficaram no azul durante grande parte do pregão, mas perderam fôlego e viraram para o negativo, acompanhando a queda das bolsas em Nova York, após Powell apontar que o BC americano poderia aumentar o ritmo de taxa de juros se dados indicarem necessidade e que a taxa terminal de juros deverá ser maior que a prevista anteriormente.
Na visão da CMC Markets, a mudança de tom entre os discurso de Powell de fevereiro e desta terça ajudou a levar as bolsas europeias às mínimas do dia.
Adotando um tom considerado “hawkish” pela análise, o presidente do Fed deverá falar novamente na quarta, desta vez na Câmara dos Representantes dos EUA.
Mais cedo, a bolsa de Frankfurt chegou a ganhar fôlego com a alta inesperada das encomendas à indústria da Alemanha.
No radar de investidores, também ficou a desaceleração da taxa anual da inflação ao consumidor (CPI) de países que integram Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Entre as ações em destaque, a TotalEnergies e a Esso-ExxonMobil tiveram queda de mais de 0,5% e de quase 1,5% em Paris, seguindo os mais de 250 protestos que acontecem nesta terça na França contra a reforma previdenciária.
A fraqueza do setor de energia também foi vista em Londres, na Anglo American (queda de mais de 3,0%), Antofagasta (baixa de mais de 2,5%) e Glencore (queda de mais de 4,5%).
Este conteúdo foi originalmente publicado em Bolsas da Europa fecham em queda após Powell indicar que juros podem subir mais no site CNN Brasil.
Europa – Notícias e tudo sobre | CNN Brasil