São Paulo 
(11) 5178-3044
Belo Horizonte 
(31) 2180-2700
Brasilia 
(61) 2017-4737
Rio de Janeiro 
 (21) 2038-2208

Conheça as ‘melhores’ aldeias do mundo para o turismo rural

Desde o início da pandemia, o estilo de viagem mudou significativamente. Se antes buscávamos uma simples escapada urbana, agora o desejo é respirar o ar puro do campo e aproveitar o contato com a natureza. Essa tendência crescente impulsionou o turismo rural sustentável, colocando pequenas aldeias no mapa do turismo global.

A Organização Mundial do Turismo (OMT), agência das Nações Unidas, divulgou sua segunda lista anual com as melhores aldeias rurais do mundo — destinos que estão se destacando pelo turismo responsável, inovação e sustentabilidade. São 32 lugares que merecem estar na sua lista de próximas viagens.

Ao contrário dos tradicionais roteiros cheios de destinos instagramáveis e pontos turísticos lotados, essa seleção valoriza comunidades autênticas, tranquilas e culturalmente ricas. Segundo a OMT:

“O prêmio reconhece os destinos rurais que adotam o turismo como motor de desenvolvimento local, gerando novas oportunidades de emprego e renda, ao mesmo tempo em que preservam seus valores culturais e promovem produtos locais de base comunitária. A iniciativa também destaca o compromisso dessas aldeias com a inovação e a sustentabilidade em todos os aspectos – econômico, social e ambiental –, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).”

Essa é uma oportunidade para os viajantes que desejam fugir do óbvio e conhecer lugares autênticos, onde o turismo valoriza e fortalece as comunidades locais.

Por que explorar destinos rurais?

  • Experiências autênticas longe do turismo de massa

  • Contato direto com a cultura local e tradições

  • Apoio ao turismo sustentável e à economia regional

  • Paisagens naturais deslumbrantes e tranquilidade

Se você busca viagens conscientes, com foco na sustentabilidade, na conexão com a natureza e na valorização das comunidades locais, essa lista da OMT é o ponto de partida ideal.

Leia mais

 

The Leading Hotels of the World dá as boas-vindas a 6 novos membros de coleção de hotéis de luxo

 

 

Programação de férias no Rio: o que fazer com crianças na Cidade Maravilhosa

 

 

Piscina ao ar livre mais alta do mundo fica a 323 metros de altura na China

 

Foram escolhidas 32 aldeias em todo o mundo das 136 apresentadas por 57 estados membros da UNTWO. Não há classificação – os destinos são listados em ordem alfabética por país.

Cada país foi autorizado a enviar até três aldeias para consideração – e apenas a Espanha conseguiu qualificar todas as três aldeias. Rupit, Alquézar e Guadalupe fizeram parte da lista. Seu vizinho, Portugal qualificou apenas uma – Castelo Novo, uma das 12 aldeias históricas cercadas pela cordilheira da Serra da Gardunha.

A Áustria começa a lista com Zell am See. Uma pequena cidade, em vez de uma vila, fica às margens do pacífico Lago Zell, à sombra dos Alpes Kitzbühel. Seu irmão, Wagrain, é uma pequena estação de esqui perto de Salzburgo.

O próximo é o Chile, e sua entrada Puqueldón – a maior das nove aldeias na ilha Lemuy, no arquipélago chileno de Chiloé. A China sobreviveu com duas aldeias: Dazhai, na província de Guangxi, no norte, e Jingzhu, em Chongqing, no sudoeste da China.

Uma adição particularmente interessante à lista é Choke Mountain Village, uma vila de ecoturismo na Choke Mountain, cerca de 200 milhas a noroeste da capital da Etiópia, Addis Abeba. A comunidade agrícola usa energia solar, biogás e gerenciamento de resíduos ecológicos, opera o gerenciamento sustentável da terra e introduziu o turismo de comércio justo, onde os visitantes podem comprar mel local, café, ervas medicinais e cerveja como lembrança de sua estadia.

Chamado de iniciativa “Melhores Aldeias Turísticas”, o programa visa combater o despovoamento rural, promover a igualdade de gênero, inovação, infraestrutura e investimento e reduzir a renda regional e a desigualdade de desenvolvimento – ao mesmo tempo em que promove o turismo sustentável e reduz as emissões e o desperdício. As aldeias da lista têm um “compromisso claro com a inovação e a sustentabilidade em todos os seus aspectos — econômico, social e ambiental”, afirmou a OMT em comunicado.

Um “Programa de atualização” simultâneo apóia as aldeias que não atenderam aos critérios da lista completa para melhorar suas chances de sobreviver nos próximos anos.
A lista completa, em ordem alfabética, é a seguinte:

Zell am See, Áustria
Wagrain, Áustria
Puqueldón, Chile
Dazhai, China
Jingzhu, China
Choachí, Colômbia
Aguarico, Equador
Angochagua, Equador
Ecovila Choke Mountains, Etiópia
Mestia, Geórgia
Kfar Kama, Israel
Sauris Zahre, Itália
Isola del Giglio, Itália
Umm Qais, Jordânia
Creel, México
El Fuerte, México
Ksar Elkhorbat, Marrocos
Moulay Bouzerktoune, Marrocos
Lamas, Peru
Raqchi, Peru
Castelo Novo, Portugal
Pyeongsa-ri, República da Coreia
Rasinari, Romênia
AlUla Old Town, Arábia Saudita
Bohinj, Eslovênia
Rupit, Espanha
Alquézar, Espanha
Guadalupe, Espanha
Murten, Suíça
Andermatt, Suíça
Birgi, Türkiye
Thái Hải, Vietnã

The post Conheça as ‘melhores’ aldeias do mundo para o turismo rural appeared first on CNN Brasil V&G.

Categoria: Viagens e Turismo – Os Melhores Roteiros | CNN Brasil Soft 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

plugins premium WordPress
Falar com consultor
Precisa de ajuda?
Europa Tours
Precisa de assistência?
Clique no botão abaixo e entre em contato conosco agora mesmo!