Dirigente do Banco Central Europeu (BCE), Gabriel Makhlouf considera “muito cedo” para que a instituição comece a planejar uma pausa no processo de aperto monetário, diante de sinais de inflação persistente na zona do euro.
Em publicação no site do Banco Central da Irlanda, do qual é presidente, Makhlouf explicou que os juros terão que permanecer em níveis restritivos por algum tempo para reequilibrar a oferta e a demanda, com objetivo de conter os preços.
Leia mais
Confiança econômica da zona do euro não atinge expectativas e recua em março
Euro digital será inicialmente de uso exclusivo de residentes da União Europeia, diz BCE
BCE não pode abandonar política contracionista prematuramente, diz conselheiro
O dirigente alertou ainda para os riscos relativos ao setor financeiro, ainda que o sistema bancário na região seja considerado forte do ponto de vista de capitalização e liquidez.
“Os riscos no setor não bancário podem surgir de descasamento de liquidez e alavancagem, o que pode afetar adversamente as condições de mercado caso esses riscos se materializem”, ressaltou o membro do BCE.
Este conteúdo foi originalmente publicado em É “muito cedo” começar a planejar pausa no aperto monetário, diz dirigente do Banco Central Europeu no site CNN Brasil.
Europa – Notícias e tudo sobre | CNN Brasil