O governo brasileiro deve anunciar, durante a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Portugal, uma parceria para produção da aeronave da Embraer Super Tucano em solo português.
Fontes do governo afirmaram à CNN que este deve ser o grande destaque da agenda de negócios da viagem do presidente à Europa.
Um ponto importante do acordo é que as aeronaves serão produzidas dentro do padrão da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) — a aliança militar que reúne potências do Ocidente. A ideia do governo é usar a parceria com Portugal como uma porta de entrada para a venda dos aviões ao restante da União Europeia e aos países da Otan.
O valor estimado de um Super Tucano é de US$ 3,5 milhões, portanto, o acordo tem potencial de movimentar bilhões de dólares. A aeronave que realiza fiscalização de florestas, espaços aéreos e treinamentos é um dos modelos mais exportados pela Embraer.
Leia Mais
Lula deve adaptar discurso de acordo com interlocutor ao falar de guerra na Ucrânia
Em primeira viagem à Europa no 3º mandato, Lula embarca para Portugal
Em fórum sobre energia e clima, Lula diz que “não há sustentabilidade num mundo em guerra”
Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro da Silva, que também está em Lisboa, confirmou que o anúncio deve acontecer ao longo da viagem de Lula.
À CNN, fontes já haviam antecipado a intenção de elevar a cooperação para os cargueiros militares KC-390.
O Super Tucano — por ser uma aeronave menor e utilizada por forças militares aéreas — pode ampliar o potencial da cooperação entre os países no setor aeronáutico.
As parcerias devem ser anunciadas na segunda-feira (24), durante a visita de Lula à Ogma, subsidiária da Embraer em Portugal, que fica na cidade de Matosinhos, na região do Porto.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Embraer deve anunciar produção de aviões Super Tucanos em Portugal no site CNN Brasil.
Europa – Notícias e tudo sobre | CNN Brasil