O ex-primeiro-ministro britânico Boris Johnson nomeou seu pai Stanley para o título de cavaleiro na lista de honras que ele pode conceder como líder cessante, informou o jornal Times nesta segunda-feira (6), atraindo acusações de favoritismo.
O Times afirma que Johnson apresentou até 100 nomes para prêmios. Seus predecessores, Theresa May e David Cameron, indicaram cerca de 60 cada. O jornal não especificou a que serviço a nomeação de Stanley Johnson teve reconhecimento.
O pai de Johnson é ex-membro do Parlamento Europeu, autor e personalidade da televisão. Adquiriu a nacionalidade francesa no ano passado.
Um porta-voz do ex-primeiro-ministro se recusou a comentar.
Leia mais
Análise: Após sete meses, Reino Unido ainda se recupera do governo de Boris Johnson
Em discurso final, Boris Johnson exalta suas conquistas e não fala de escândalos
Parlamentares do Reino Unido lançam inquérito sobre independência do BoE
Todos os líderes britânicos que deixam o cargo têm o direito de elaborar uma lista de “honras de renúncia” que concede títulos de cavaleiro e entre outros. Um título de cavaleiro ou dama eleva o perfil público de uma pessoa, conferindo o título de “Sir” ou “Dame” ao titular.
O primeiro-ministro Rishi Sunak tem o poder de bloquear quaisquer indicações honrosas. Sua ministra da Ciência, Michelle Donelan, disse que havia “peixes maiores para fritar”, quando questionada se ela teria problemas com o título de cavaleiro para o pai de Johnson.
“Obviamente, é prerrogativa do ex-primeiro-ministro poder fazer esse tipo de nomeação, mas veremos se essa história é verdadeira ou não”, disse ela à Rádio LBC.
O chefe de política de saúde da oposição trabalhista, Wes Streeting, disse à BBC: “Acho que (sua lista de honras de renúncia) fala de um padrão de comportamento de Boris Johnson em relação ao clientelismo”.
Como primeiro-ministro, Johnson em 2020 elevou seu irmão Jo Johnson à Câmara dos Lordes, a câmara alta do parlamento, onde ele tem assento vitalício.
(Reportagem de adicional de Elizabeth Piper; edição de John Stonestreet)
Este conteúdo foi originalmente publicado em Ex-líder do Reino Unido, Boris Johnson nomeia pai para o título de cavaleiro no site CNN Brasil.
Europa – Notícias e tudo sobre | CNN Brasil