São Paulo 
(11) 5178-3044
Belo Horizonte 
(31) 2180-2700
Brasilia 
(61) 2017-4737
Rio de Janeiro 
 (21) 2038-2208

Lula chega a Portugal para primeira viagem oficial à Europa no 3º mandato

Em busca de fazer um aceno a europeus, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou, na manhã desta sexta-feira (21), a Lisboa, em Portugal, onde ficará entre os dias 21 e 25. Ele também irá para Madri, na Espanha, entre os dias 25 e 26. Esta é a primeira viagem do petista à Europa neste terceiro mandato.

guerra da Ucrânia deve ser umas das principais pautas de Lula nesta viagem à Europa, após o presidente ter insinuado, durante visita à China na semana passada, que Estados Unidos e Europa contribuem para prolongar o conflito.

A fala de Lula repercutiu negativamente. Funcionários dos governos dos Estados Unidos e da Europa rebateram os comentários, e o G-7 emitiu um comunicado advertindo para “graves custos” para os países que ajudarem a Rússia a driblar as sanções e a manter seu esforço de guerra.

Fontes do governo dizem que a intenção de Lula é manter o mesmo tom usado na visita do presidente da Romênia ao Brasil, quando o chefe do Executivo brasileiro disse condenar a “violação da integridade territorial da Ucrânia”.

Leia Mais

Lula decidirá se mantém GSI e se ministro será militar após viagem à Europa, afirma Dino

Waack: Governo Lula se depara com mais uma crise que ele mesmo criou

Lula deve adaptar discurso de acordo com interlocutor ao falar de guerra na Ucrânia

Outras pautas que devem estar na viagem de Lula são: a tentativa de tornar o país uma porta de entrada para venda de aeronaves KC-390, de fabricação brasileira, à União Europeia, a imigração de brasileiros a Portugal e um acordo que permitirá que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tenha validade permanente em Portugal, e vice-versa.

A viagem de Lula acontece em meio a polêmica envolvendo o ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Gonçalves Dias, que pediu demissão após a CNN exibir imagens exclusivas dele no Palácio do Planalto durante os atos criminosos de 8 de janeiro.

Veja a agenda completa:

Lula embarcaria na sexta-feira (21) de manhã a Lisboa, mas antecipou a partida. Ele fica em Portugal entre os dias 21 e 25 e depois parte para Madri, na Espanha, onde ficará entre os dias 25 e 26.

No dia 22, Lula participa da Cimeira Luso-Brasileira, encontro promovido pelo governo português, com a presença do presidente Marcelo Rebelo e do primeiro-ministro António Costa. O evento bilateral acontece pela primeira vez, depois de um hiato de sete anos.

No dia 23 a agenda está em aberto, mas espera-se que Lula visite a Câmara Municipal de Lisboa.

No dia 24, o presidente viaja de manhã a Matosinhos para encontros com empresários e de tarde participa da entrega do Prêmio Camões a Chico Buarque.

Após recusa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em assinar o prêmio de 100 mil euros, atribuído em 2019, o cantor e compositor será homenageado em cerimônia no Palácio Nacional de Queluz, em Sintra, nos arredores de Lisboa, com a participação de Lula.

No dia 25, o presidente comparecerá à sessão solene na Assembleia Nacional, na data que marca a Revolução dos Cravos, de 1974. A previsão de um discurso de Lula no parlamento foi criticada por políticos portugueses de extrema-direita.

Na tarde do dia 25, Lula viajará a Madri. A agenda na Espanha ainda não está definida, mas Lula deve se reunir com empresários e com autoridades, entre eles o presidente Pedro Sánchez.

(Publicado por Marina Toledo com informações de Priscila Yazbek e Lourival Sant’Anna)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula chega a Portugal para primeira viagem oficial à Europa no 3º mandato no site CNN Brasil.

Europa – Notícias e tudo sobre | CNN Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

plugins premium WordPress
Falar com consultor
Precisa de ajuda?
Europa Tours
Precisa de assistência?
Clique no botão abaixo e entre em contato conosco agora mesmo!