A ministra da igualdade racial, Anielle Franco, afirmou nesta segunda-feira (22) que o Brasil já acionou o Ministério Público da Espanha para investigar o caso de racismo contra o jogador Vinicius Júnior, do Real Madrid.
Anielle afirmou que ligou para a vice-presidente da Espanha logo após tomar conhecimento do caso. Ela disse ainda que está em contato com a família do jogador. A equipe do Ministério também mobilizou o empresário de Vini Jr e o Ministério da Igualdade da Espanha.
No início de maio, os governos do Brasil e da Espanha assinaram um memorando de entendimento pelo combate ao racismo, discriminação e xenofobia. O texto do acordo destaca“ atenção especial à luta contra o racismo nas atividades esportivas”.
Leia Mais
Governo brasileiro cobra atitudes da Espanha, Fifa e La Liga após racismo contra Vini Jr.
Autoridades espanholas são coniventes com racismo, diz Silvio Almeida
Jornal que minimizou racismo contra Vini Júnior defendeu jogador do Valencia em 2021
“Ontem o tio dele falou que era importante saber que o Brasil está com ele. Quero mandar esse recado diretamente para ele. Estou perguntando as autoridades espanholas qual é o próximo passo. A gente vai cuidar do povo preto aqui e fora do Brasil”, disse a ministra.
Anielle também destacou os esforços diplomáticos para pressionar a liga espanhola de futebol profissional, conhecida como La Liga. De acordo com a ministra, o embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite Ribeiro, também já alertou as autoridades.
No Brasil, o Itamaraty convocou a embaixadora da Espanha no Brasil, María del Mar Fernández-Palacios, para esclarecimentos. Na linguagem diplomática, a convocação de um embaixador estrangeiro é considerada um primeiro ato de repúdio formal a outro país.
Este conteúdo foi originalmente publicado em “Vamos para cima das autoridades”, afirma Anielle Franco sobre racismo contra Vini Jr no site CNN Brasil.
Europa – Notícias e tudo sobre | CNN Brasil