Vários são os predicados que podemos associar ao nosso país. Vasto, diverso e “bonito por natureza”, como canta Jorge Ben Jor em “País Tropical”, são apenas alguns deles.
E qual a melhor maneira de ver tudo isso com os próprios olhos e de quebra conhecer destinos nacionais incríveis? Um dos caminhos é se hospedar em hotéis que unem sofisticação, acolhimento, boa gastronomia e serviços atenciosos.
E nossa rede hoteleira dá conta do recado. De norte a sul, propriedades com diferentes propósitos nos apresentam possibilidades surpreendentes.
Que tal se hospedar num hotel de selva no meio da Amazônia e ainda ajudar a fortalecer a comunidade local? Ou ainda passar um final de semana num personagem icônico do Rio de Janeiro, o Copacabana Palace?
Leia mais
2023 será um ano com muitas novidades luxuosas no setor hoteleiro; descubra
Retrospectiva CNN Viagem & Gastronomia: todos os destinos visitados em 2022
Os bares prediletos de Daniela Filomeno em São Paulo
Começo 2023 compartilhando 10 hotéis pelo nosso Brasil que já visitei e fazem bonito na hora de nos receber, aquela lista para deixar nos favoritos e conhecer um a um.
Com estes hotéis no seu roteiro, também instigo você a descobrir as maravilhas que o próprio destino nos oferece. De malas prontas?
Carmel Taíba Exclusive Resort (Praia da Taíba, São Gonçalo do Amarante, CE)
Barca de café da manhã na piscina é um dos atrativos do fotogênico e belo Carmel Taíba / Acervo Pessoal
Quer aproveitar o paraíso? O Carmel Taíba é o lugar certo. Localizado na vila de pescadores da Praia do Taíba, a 75 km de Fortaleza, o hotel nos oferece uma estadia intimista e personalizada em meio a uma bela paisagem cearense marcada por coqueiros e o mar ao fundo – o pôr do sol é um show à parte.
As 36 acomodações são divididas em vilas que variam de 80 a 260 m² – 24 delas possuem piscinas privativas, algumas inteiras de vidro e superfotogênicas. A maior é a Vila Nordestina Carmel, que conta com localização estratégica, piscina, jacuzzi e sauna exclusivas.
Mas destaco que todos os quartos possuem uma característica comum: vista deslumbrante para o mar ou para a vegetação nativa.
Sossego e sofisticação andam lado a lado no hotel, que ocupa 20 mil m² em cima de um rochedo na ponta da praia.
Piscina de borda infinita, estrutura de madeira ligada à natureza e experiências que vão de passeios de buggy nas dunas locais até café da manhã servido numa barca na piscina são alguns dos atrativos que deixam nossa experiência ainda mais rica.
Rua Cap. Inácio Prata, 900 – Taiba, São Gonçalo do Amarante – Ceará / Tel.: (85) 3266-6170 / Reservas: [email protected]
Kenoa (Barra de São Miguel, AL)
Kenoa é refúgio “eco-chic” a uma hora de Maceió / Rogério Maranhão
Refúgio luxuoso, santuário privado e um dos resorts mais exclusivos do Brasil. Esses são apenas alguns dos nomes que podemos dar ao Kenoa, em Barra de São Miguel, a uma horinha de Maceió (cerca de 53 km do Aeroporto Zumbi dos Palmares).
Cercado por cenários de Mata Atlântica e posicionado de frente para o mar azul, o hotel fica num dos cantos mais tranquilos do Nordeste, onde o luxo é definido pela beleza natural.
As 23 acomodações “eco-chic” com paredes de alvenaria variam de 45 a 200 m² e são divididas em cinco categorias de suítes e villas, umas com ofurô na varanda e outras com piscinas de borda infinita aquecidas por energia solar – mas todas com vistas para o mar.
O Kaamo é o restaurante do hotel, que é comandado pelo chef César Santos e fica no centro do resort com vista para as águas.
Além da praia, o spa nos ajuda a relaxar com seus conceitos de bem-estar. Passeios de barco pela Barra de São Miguel e suas ilhas também são experiências imperdíveis. Aulas de kitesurf e até visita em canoas a um criatório de ostras com degustação diretamente da água são outras opções.
Rua Escritor Jorge de Lima, 58 – Barra Mar, Barra de São Miguel – Alagoas / Tel.: (82) 98812-1000 e (82) 3272-1285 / Reservas via site.
Ponta dos Ganchos Exclusive Resort (Governador Celso Ramos, SC)
Ponta dos Ganchos possui 25 bangalôs com praia e ilha particulares de frente para o mar / Divulgação
A menos de 40 minutos de Florianópolis fica este que já foi considerado o hotel mais romântico do Brasil e o melhor hotel de praia da América do Sul.
Notamos que todo o cenário do Ponta dos Ganchos é rodeado por uma impressionante natureza, onde desconexão e romance são palavras de ordem. Situado numa península particular, o hotel isolado é ótima opção para casais, em que tem praia e ilha particulares e gastronomia de alta qualidade.
Os 25 bangalôs são afastados uns dos outros e variam de 80 a 310 m². São seis categorias, em que todos têm arquitetura rústica, detalhes luxuosos e vistas diretas para o mar.
No lazer, opções diárias de esportes náuticos, como stand-up paddle, canoa, snorkeling e mergulho fazem parte da lista. Para relaxar ainda mais, o spa é um oásis, com uma belíssima vista para as águas e menu de tratamentos revigorantes e massagens desintoxicantes.
A cozinha também é destaque, em que o chef José Nero busca trazer técnicas contemporâneas que valorizam a culinária regional. Além de sua extensa carta de bebidas que inclui vinhos e destilados dos mais apurados, além de uma produção própria de cachaças, sob o controle da Adega Scherer, com mais de 100 anos de atuação familiar, e de vinho produzido pela Fattoria Lavaccio em Pontasieve (Toscana-Itália).
Rua Eupídio Alves do Nascimento, 104 – Governador Celso Ramos, Santa Catarina / Tel.: (48) 3262-5000 / Reservas via site.
Saint Andrews (Gramado, RS)
St. Andrews possui apenas 11 quartos, cada um com decoração única e que levam nomes de pedras preciosas/ Reprodução/Site
O friozinho brasileiro também nos reserva acomodações dignas de realeza. E a dica é o Saint Andrews, na charmosa cidade gaúcha de Gramado, que foi inspirado em castelos escoceses.
Privacidade e requinte são palavras que fazem sentido desde a chegada. O hotel possui apenas 11 quartos, cada um com decoração única e com nomes de pedras preciosas.
Dentro de um condomínio particular, o hotel nos reserva belas vistas do Vale do Quilombo, especialmente a partir de seu jardim.
Logo notamos que o hotel prima pela exclusividade: as refeições são adaptadas às preferências dos hóspedes e o clima para lá de intimista também é encontrado nas dependências, onde temos adega gourmet, restaurante de cinco mesas com grandes lustres, biblioteca e gazebo.
Na seara do lazer, academia, jardins, saunas e spa estão disponíveis, além de piscina aquecida inspirada em antigas termas romanas – pacotes de day use também podem ser personalizados.
Rua das Flôres, 171 – Vale do Bosque, Gramado – Rio Grande do Sul / Tel.: (54) 3295-7700 / Reservas via site.
Botanique Hotel & Spa (Campos do Jordão, SP)
Botanique é hotel luxuoso na Serra da Mantiqueira totalmente integrado à natureza / André Klotz
Assim como o Saint Andrews, se prefere dar aquela escapada para um refúgio de montanha, mas desta vez próximo de São Paulo, a dica é o Botanique Hotel & Spa, em Campos de Jordão, no coração da Serra da Mantiqueira.
O silêncio impera nas redondezas, fato potencializado pela Mata Atlântica e a arquitetura que incorpora grandes pedras naturais, paredes de vidro e muita madeira.
Uma horta envolve a propriedade, de onde são retirados os insumos servidos no restaurante, de menu brasileiro e orgânico baseado no conceito “do campo para a mesa“. A carta de vinhos prioriza pequenos produtores.
São sete acomodações principais e outras 13 villas individuais espalhadas pelo terreno, que conta ainda com quadra de tênis, spa com sauna seca e a vapor com “chuva” da floresta tropical e piscina isotônica.
Sete nascentes de água fazem parte da propriedade, de onde podemos experimentar água mineral – uma estação de tratamento ainda devolve água limpa à natureza.
Importante ressaltar que o hotel está em reforma entre 10 de janeiro e 15 de março e que, recentemente, recebeu um aporte para dobrar de tamanho.
Rua Elídio Gonçalves da Silva, 4000 – Bairro dos Mellos, Campos do Jordão – SP / Tel.: (12) 3662-5800 / Reservas via WhatsApp e e-mail: [email protected]
Belmond Copacabana Palace (Rio de Janeiro RJ)
Icônica fachada do Copacabana Palace ao entardecer/ Carlos Alkmin
Impossível falar do Rio de Janeiro e não citar o Copacabana Palace. Hotel mais icônico da Cidade Maravilhosa, ele completa neste ano um século de vida – e continua como um agitador cultural vivíssimo.
Desde 1923 o hotel recebe figuras emblemáticas do mundo inteiro, em que já passaram pelos seus corredores de Princesa Diana a Madonna.
Localizado na Avenida Atlântica, na praia de Copacabana, o Copa, como é carinhosamente chamado, é o local para ver e ser visto apreciando uma caipirinha na piscina mais famosa da cidade – se estiver hospedado no sexto andar terá acesso à black pool, ainda mais privativa e cobiçada.
As características Art Déco da fachada continuam preservadas e seus 239 quartos e suítes mantêm o luxo clássico do hotel. Com toda sua bossa, a gastronomia de seus restaurantes é destino certo dos amantes da boa mesa.
Dois dos três restaurantes são coroados com uma estrela Michelin: o Cipriani, de sotaque italiano que é comandado pelo talentoso Nello Cassese, e o Mee, cuja cozinha serve uma incomparável fusão pan-asiática, com traços culinários da Tailândia, Vietnã, Camboja, Japão e Coréia, entre outros.
Spa, quadra de tênis, tours personalizados pelas principais atrações do Rio e seus eventos periódicos nos 13 salões completam as ofertas irresistíveis.
Avenida Atlântica, 1702 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 2548-7070 / Reservas via site e e-mail: [email protected]
Hotel Parador (Cambará do Sul, RS)
Casulos do Parador durante noite de lua cheia: acomodações são as estrelas do hotel / Daniela Filomeno
O Parador é como uma joia entre os cânions de Cambará do Sul, em que as acomodações são atrações à parte. Inspirado nos lodges africanos, foi construído sob o conceito de glamping, ou seja, como um acampamento sofisticado na natureza.
Próximo aos parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, temos 21 diferentes opções de acomodações divididas em casulos, bangalôs, barracas, suítes e um chalé, todas com lindas vistas para o verde da região.
Mas quem rouba a cena são os casulos: aconchegantes e charmosos, eles possuem 24 m² e a ideia é que nos sintamos integrados à natureza. Lareira elétrica e hidromassagem dão um toque ainda mais acolhedor à atmosfera especial e amena.
Experiências em meio à natureza também são oferecidas: há passeios a cavalo, de bicicleta e quadriciclo pela fazenda, além de trekking e caça aos cogumelos.
Por falar em comida, a gastronomia é assinada pelo chef Rodrigo Bellora, que comanda ali o restaurante Alma, de menu sazonal com criações que saem do calor do fogo a lenha.
Estrada do Faxinal, RS 427 – Morro Aguo, Cambará do Sul – Rio Grande do Sul / Tel.: (54) 3295-7525 / Reservas via site .
Juma Ópera Hotel (Manaus, AM)
Juma Ópera fica bem ao lado do cartão-postal de Manaus, o Teatro Amazonas / Acervo Pessoal
Abrir a janela e dar de cara com a imponente cúpula e os tons rosados do Teatro Amazonas é apenas uma das experiências que o Juma Ópera nos proporciona.
Bem ao lado do emblemático teatro, dois casarões antigos remodelados e tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) formam o hotel-boutique no centro da capital amazonense.
Ao todo são 41 quartos espaçosos com proteção acústica, em que a maioria tem vista direta para o imponente cartão-postal. O calor úmido é um convite para nos refrescarmos na piscina no rooftop, que conta com vista deslumbrante para o teatro e para as principais atrações do centro.
O restaurante Ópera fica dentro de uma estrutura de vidro e ferro, em que a cozinha é dedicada à gastronomia regional com pitadas da culinária indígena. Espere então por preparos com pirarucu, tucunaré, jambu, açaí e cupuaçu, por exemplo.
Bar, academia e lounge completam a estrutura, em que a localização é ideal para descobrirmos o centro a pé.
Rua 10 De Julho, 481 – Centro, Manaus – Amazonas / Tel.: (11) 3030-7617 e 3030-7618 / Reservas via e-mail: [email protected]
Anavilhanas Jungle Lodge (Novo Airão, AM)
Se uma imersão na Amazônia estiver entre seus planos, então o Anavilhanas Jungle Lodge é estadia obrigatória. A 180 km de Manaus, às margens do Rio Negro, ele é um refúgio exclusivo na selva em frente ao Parque Nacional de Anavilhanas.
Construído em madeira, o hotel fica camuflado em meio à mata. Digo que ficar aqui é como uma verdadeira imersão na floresta, onde a varanda até o banheiro ficam ao lado da vegetação.
Divididos em chalés, bangalôs e panorâmicos, cada quarto corresponde a um animal e são como casas na árvore, em que são bem iluminados e possuem de tons brancos mesclados com a madeira.
A área comum tem piscina de borda infinita, biblioteca, academia, redário, um mirante de 13 metros de altura e deque flutuante no rio. A internet está inclusa, mas funciona nas áreas comuns e pode oscilar – já que estamos literalmente no meio da floresta.
A gastronomia também é ponto alto: as refeições exaltam ingredientes locais, logo, arroz de pato com tucupi, ceviche de tucunaré e mil folhas de cupuaçu são algumas pedidas deliciosas.
Vale ressaltar que os pacotes – de no mínimo duas noites – contemplam transfers terrestres a partir de Manaus, pensão completa e passeios personalizados pelas redondezas.
Rodovia AM 352, Km 1 – Igarapé do Monteiro, s/número, Novo Airão – Amazonas / Tel.: (92) 3622-8996 e (92) 98833-1947 (WhatsApp) / Reservas via e-mail: [email protected]
Nannai Noronha Solar dos Ventos (Fernando de Noronha, PE)
Daniela Filomeno curte área aberta do Nannai em Fernando de Noronha / Acervo Pessoal
Praias dentre as melhores do mundo, visuais arrebatadores e hospedagens aconchegantes fazem de Fernando de Noronha um arquipélago obrigatório no nosso roteiro de próximas viagens.
Em meio a tudo isso fica o Nannai, pousada boutique com apenas oito bangalôs e dois apartamentos, todos com vista para o mar.
A arquitetura foi desenhada para que pudéssemos olhar o oceano de cada cantinho, seja da piscina de borda infinita ou da área social. Já os interiores combinam peças de renomados designers com as de artesãos brasileiros.
Em matéria de gastronomia, podemos saborear peixes frescos, frutos do mar e moquecas, assim como há opções de carne vermelha e preparos veganos. Sempre que possível, o conceito “farm to table” também se faz presente por aqui.
O Nannai fica a 400 metros da Baía do Sueste, que faz parte do Parque Nacional Marinho, onde podemos explorar a natureza vasta, mergulhar com tartarugas marinhas e visitar o Forte de São Joaquim.
Rodovia BR-363 – Vila Do Sueste, Fernando de Noronha – Pernambuco / Tel.: (81) 3552-0100 / Reservas via e-mail: [email protected]
Acompanhe CNN Viagem & Gastronomia em todas as plataformas:
Instagram
Tiktok
Pinterest
Youtube
The post 10 hotéis testados e aprovados no Brasil que valem a estadia – e a viagem! appeared first on CNN Brasil V&G.
Hotéis, Resorts, Pousadas e mais Dicas de Hospedagem | CNN Brasil Soft