Ao menos nove pessoas morreram, incluindo oito crianças, depois que um estudante abriu fogo em uma escola primária na capital sérvia, Belgrado, nesta quarta-feira (3), segundo a agência de notícias Tanjug.
Um adolescente de 14 anos está sob custódia após o tiroteio. As autoridades sérvias dizem que o suspeito usou uma arma do pai no ataque.
O Ministério de Assuntos Internos da Sérvia disse que foi informado às 8h40, horário local (3h40 em Brasília), que um tiroteio na escola primária Vladislav Ribnikar ocorreu em Vračar, uma área nobre da capital sérvia.
“Todas as patrulhas policiais disponíveis foram enviadas para o local, onde imediatamente entraram no terreno da escola e prenderam um menor, um aluno da sétima série que é suspeito de ter disparado vários tiros da arma de seu pai contra os alunos e o guarda de segurança da escola”, disse o ministério em um comunicado no Facebook.
Leia mais
Governo federal lança campanha para promover paz nas escolas
Melhor método contra violência escolar é volta à normalidade, diz especialista
Mudança de comportamento pode indicar que a saúde mental de adolescentes não vai bem; veja como perceber
O ataque deixou sete pessoas feridas, de acordo com o Ministério do Interior da Sérvia. Seis crianças e uma professora foram hospitalizadas após sofrerem ferimentos no tiroteio, de acordo com o ministério. O tiroteio ocorreu na Escola Primária Vladislav Ribnikar em Vračar.
“Um aluno desta escola K. K. (2009) que é suspeito de ter cometido este crime foi encontrado e preso”, disse o Ministério do Interior da Sérvia em um comunicado. “Todas as forças policiais continuam no terreno e trabalham intensamente para esclarecer todos os fatos e circunstâncias que levaram a esta tragédia”, acrescenta o comunicado.
Uma das crianças que sofreu ferimentos graves está passando por cirurgia, de acordo com a afiliada da CNN N1.
Suspeito ligou para a polícia
O suspeito do crime chamou a polícia pessoalmente, disse o chefe da polícia de Belgrado, Veselin Milić, em entrevista à imprensa na quarta-feira.
Quando chamou a polícia, o suspeito contou o que fez e esperou no pátio da escola para ser preso, disse Milić.
Ataque em escola em Belgrado, na Sérvia, deixa mortos e feridos / Milos Miskov/Agência Anadolu via Getty Images
O pai de um dos alunos de uma escola sérvia onde um aluno abriu fogo na quarta-feira disse que o suspeito “começou a atirar aleatoriamente”. Milan Milosevic disse que sua filha estava na turma onde a arma foi disparada, informou a Reuters.
“Ele conseguiu escapar. (O menino)… primeiro atirou na professora e depois ele começou a atirar aleatoriamente”, disse ele à emissora N1, segundo a Reuters.
“Eu vi o segurança deitado debaixo da mesa. Vi duas meninas com sangue em suas camisas. Dizem que ele (o atirador) era quieto e um bom aluno. Ele recentemente se juntou à turma deles”, acrescentou Milosevic, que correu para a escola depois do tiroteio.
“Eu vi crianças correndo para fora da escola, gritando. Os pais vieram, elas estavam em pânico. Mais tarde, ouvi três tiros”, disse uma menina que frequenta uma escola próxima a Vladislav Ribnikar à TV estatal RTS, informou a Reuters.
A professora que foi ferido no tiroteio tem 53 anos, segundo a afiliada da CNN N1. A professora e os alunos feridos foram internados no centro de emergência do Centro Clínico Universitário da Sérvia, informou a N1. Todos os pacientes estão em cirurgia no momento, segundo o site N1.
Um dos estudantes feridos – uma estudante – está passando por cirurgia depois de ter sofrido ferimentos graves durante o ataque, de acordo com as autoridades.
Pesar
A presidente da Hungria, Katalin Novak, manifestou suas condolências às vítimas do tiroteio em publicação no Twitter.
“Em nome da Hungria, quero expressar minhas mais profundas condolências a [Aleksandar Vučić, presidente da Sérvia] e, por meio dele, à nação sérvia e às famílias daqueles que perderam a vida no trágico tiroteio na escola de Belgrado. Rezamos pelas vítimas e suas famílias”, disse a presidente.
Em atualização
Este conteúdo foi originalmente publicado em Ataque em escola na Sérvia deixa nove mortos, incluindo oito crianças no site CNN Brasil.
Europa – Notícias e tudo sobre | CNN Brasil