As bolsas da Europa fecharam nesta sexta-feira (17) em queda, apesar de terem iniciado o pregão em alta, com bancos sob renovada pressão e deterioração em Wall Street, após a controladora do Silicon Valley Bank (SVB) pedir recuperação judicial.
Em Londres, o FTSE 100 fechou em queda de 1,01%, em 7.335,40 pontos, enquanto o índice DAX, em Frankfurt, fechou em baixa de 1,33%, a 14.768,20 pontos.
O CAC 40, em Paris, caiu 1,43%, a 6.925,40 pontos, e o FTSE MIB, em Milão, registrou baixa de 1,64%, a 25.494,54 pontos.
Já em Madri, o índice Ibex 35 caiu 2,01%, a 8.711,80 pontos. Por fim, na Bolsa de Lisboa, o PSI 20 recuou 2,42%, a 5.724,12 pontos. As cotações são preliminares.
Leia Mais
Ex-controladora do Silicon Valley Bank entra com pedido de proteção contra falência
Wall Street abre em baixa com temores de crise bancária
Ações do Credit Suisse voltam a cair com investidor ainda preocupado
Mais uma vez, grandes bancos lideraram as perdas no Velho Continente, como Barclays, que teve queda de mais de 1,5% em Londres, e Commerzbank, que caiu mais de 3% em Frankfurt.
A baixa foi motivada pelo aumento do pessimismo de investidores diante do setor bancário, que voltou a cair hoje, acompanhando as persistentes dúvidas quanto ao First Republic Bank, apesar do anúncio de ajuda de 11 instituições.
A queda foi ainda acentuada pela notícia de que a controladora do Silicon Valley Bank (SVB) pediu recuperação judicial em tribunal federal de Nova York, fazendo com que Wall Street amargasse perdas, levando os índices europeus consigo.
Ainda, a notícia de que UBS e Credit Suisse seriam contrários a uma eventual fusão forçada fizeram com que o Credit Suisse caísse mais de 8%, em Zurique. Já o UBS teve queda de mais de 1%.
No radar de investidores, também está o índice de preços ao consumidor (CPI, pela sigla em inglês) da zona do euro, que desacelerou na comparação mensal de fevereiro. O núcleo, entretanto, subiu 0,8% no mesmo período, mas em linha com as previsões de analistas.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Bolsas da Europa fecham em baixa, com preocupações renovadas sobre setor bancário no site CNN Brasil.
Europa – Notícias e tudo sobre | CNN Brasil