A festa mais popular do Brasil está chegando! O Carnaval começará nesta sexta-feira (18) e promete agitar todo o país até a quarta-feira de cinzas (22). E dentre tantos destinos, o Rio de Janeiro é um dos mais procurados para comemorar a data. A prefeitura da cidade espera movimentar R$ 4,5 bilhões em sua economia durante os quatro dias de folia.
E como não é só de farra que vive o folião, a CNN Viagem & Gastronomia separou 12 estabelecimentos que ficam abertos até tarde para matar aquela clássica fome da madrugada na Cidade Maravilhosa. São clássicos já conhecidos pelos cariocas que viraram points pós-festa – no Carnaval e sempre!
Leia mais:
Urca, no Rio, ganha bar-restaurante Casurca, sediado num casarão de esquina tombado
Sete endereços imperdíveis para um café da manhã e brunch no Rio de Janeiro
Rio de Janeiro coleciona atrações para além da praia e dos pontos turísticos
Confira restaurantes abertos de madrugada no Rio de Janeiro:
Pizzaria Guanabara
A lista começa com o clássico da madrugada mais conhecido da zona sul do Rio de Janeiro: a Pizzaria Guanabara. Localizada no Leblon desde 1964, é um dos símbolos da boemia carioca. O local é famoso por ficar aberto até tarde de terça a domingo e ser o ponto de encontro para tomar o último chope da noite (ou, é claro, matar a fome com uma de suas famosas pizzas).
O cliente encontrará cerca de 50 sabores – entre salgados e doces -, que podem ser comprados nos tamanhos médio, grande ou gigante. Aos que forem sozinhos, a pizzaria faz fornadas dos mais clássicos que são vendidos em pedaços. Entretanto, é preciso ir até o balcão para consultar a disponibilidade e também os sabores do dia, que geralmente são Portuguesa, Calabresa e Marguerita.
Pizzaria Guanabara: Rua Aristides Espinola, 101 – Leblon / Telefone: (21) 2294-0797/ Funcionamento: de terça a domingo, das 12h às 5h (em feriados e alguns fins de semana, o horário pode ser estendido).
Cervantes
Cervantes, em Copacabana desde 1955, se destaca pelos sanduíches diversos com abacaxi /Reprodução Instagram
Não tem como falar da madrugada no Rio de Janeiro sem mencionar o Cervantes Bar e Restaurante. Com o título de Patrimônio Cultural Carioca, o local foi fundado em 1955 em Copacabana. No começo, era uma simples mercearia que fazia sanduíches caprichados. Depois de 10 anos, foi vendida para dois espanhóis que a transformaram em restaurante, mas mantiveram a tradição da fartura e qualidade do que já era oferecido.
Lá, o público encontrará pratos clássicos de boteco carioca, com inúmeras opções de carnes, pescados, camarões e porções de todos os tipos – destaque para os strogonoffs da casa durante o dia. Mas os sanduíches são os que ganham destaque na madrugada – e o grande protagonista é o abacaxi. Salsichão, filé mignon, linguiça, carne assada, lombinho, pernil são só alguma das opções que são acompanhadas pela fruta.
O público encontrará outra unidade da casa na Barra da Tijuca, mas só fica aberta até 00h aos fins de semana.
Cervantes: Rua Barata Ribeiro, 7 – Loja. B – Copacabana / Telefone: (21) 3085-6045/ Funcionamento: aberto diariamente das 10h às 5h.
TT Burger (unidade Leblon)
TT Burger, de Thomas Troisgros, traz o conceito de hamburgueria 100% brasileira e tem média de 50 mil hambúrgueres vendidos no mês / Divulgação
Uma das casas mais bombadas dos últimos anos no Rio de Janeiro, o TT Burger é comandado por Thomas Troisgros. Sua primeira loja foi inaugurada em 2013, no Arpoador, e traz o conceito de hamburgueria 100% brasileira. Com média de 50 mil hambúrgueres vendidos no mês, o cardápio propõe ingredientes tipicamente nacionais e artesanais. As receitas carregam segredos da família Troisgros, como o blend de carnes brasileiras, o molho T.T. e os toques de acidez.
O chef tem hoje duas unidades na Barra, uma no Arpoador e outra no Leblon – apenas a última fica aberta até mais tarde.
TT Burger Leblon: Avenida Ataulfo de Paiva, 1240 – Leblon/ Telefone: (21) 96458-8678/ Funcionamento: domingo a quinta, das 12h à 0h; às sextas e sábados, das 12h às 2h.
Galeto Sats
Outro ícone da boemia carioca noturna é o Galeto Sats. Com unidade em Copacabana (a primeira), Botafogo e prestes a inaugurar a terceira – que ficará na Barra da Tijuca, o local é ponto de encontro tradicional noturno para os famintos da madrugada.
Coração de galinha na brasa; pão de alho; galeto em molho de laranja, alho e especiarias e a farofa de ovo caprichada são alguns clássicos da casa. O sanduíche “Sat’s”, com coração e queijo coalho no pão de alho é outro sucesso, além de diferentes porções.
Porção e sanduíche de coração são destaques no Galeto Sats, que faz sucesso na madrugada carioca com suas opções na brasa / Reprodução Instagram
Galeto Sats: (Unidade Copacabana): Rua Barata Ribeiro, 7 – Copacabana/Telefone: (21) 2275-6197/ Funcionamento: segunda a domingo, das 11h às 5h OU (Unidade Botafogo) Rua Real Grandeza – 212 – Botafogo/Telefone: (21) 2275-6197/ Funcionamento: segunda a domingo, das 11h às 5h ou (Unidade Barra da Tijuca – Em breve) – Estrada do Joá, 3962 – Barra/ Telefone: (21) 2275-6197/ Funcionamento: segunda a domingo, das 11h às 5h.
Boteco Cabidinho
Boteco Cabidinho é ponto de encontro para o último chope da noite em Botafogo e famoso também pelos seus sanduíches especiais na madrugada / Reprodução Instagram
Casa tradicional no bairro de Botafogo, o Boteco Cabidinho funciona 24h. O local oferece em seu extenso cardápio inúmeras opções de pratos com acompanhamentos, como carnes, peixes e frangos, diferentes tipos de arrozes, massas, feijoada, caldos, entre outros, mas os grandes sucessos da madrugada são os salgados e sanduíches caprichados.
As famosas empadas abertas (muito recheadas), a coxinha de galinha e porções generosas, como as de pastel, além de lanches como o de camarão com Catupiry ou abacaxi com filé também têm muita saída. É lá também um dos pontos mais bombados para a famosa “saideira”, com cerveja bem gelada.
Boteco Cabidinho: Rua Paulo Barreto, 65 – Botafogo/ Telefone: (21) 2527-2942/ Funcionamento: todos os dias, 24h.
Cachorro-Quente do Oliveira
Cachorro-quente do Oliveira é um clássico do Rio de Janeiro há 45 anos; barraca está localizada no bairro do Humaitá / Reprodução Instagram
O Cachorro-Quente do Oliveira é um clássico da zona sul carioca. Oliveira Ferreira da Silva começou a vender seus generosos sanduíches há 45 anos em um carrinho simples nas ruas da Tijuca. Seu sonho virou realidade ao abrir sua própria barraca – que está no mesmo lugar desde sua inauguração, em 1995, no bairro Humaitá.
Lá, o cliente pode escolher entre linguiça ou salsicha, inúmeras opções de molhos e acompanhamentos diversos, como cebola caramelizada, milho, azeitona verde, ovo de codorna, queijo ralado e batata palha.
Disputadíssimo na madrugada da Cidade Maravilhosa, o local está aberto até tarde todos os dias da semana, mas às sextas e sábados gostam de enfatizar: ‘Ficamos até o sol raiar’.
Cachorro-Quente do Oliveira: Rua Humaitá S/N (em frente ao Supermercado Zona Sul ao número 210)/ Funcionamento: domingo a quinta, das 18h às 4h; sextas e sábados, das 18h até o último cliente.
Stalos – Café e Bar
Outro point pós-festa da noite carioca é o Stalos, localizado em Copacabana. Funciona 24h por dia e serve em seu cardápio desde matinais – com combos especiais de café da manhã – até pratos executivos, além de petiscos, grelhados, omeletes, hambúrgueres e saladas. Sucos, açaí e vitaminas também ganham destaque.
Na madrugada, entretanto, as pizzas são as que têm mais saída. São inúmeros sabores que vão desde os mais tradicionais a invenções da casa.
Stalos está aberto 24h no Rio de Janeiro e oferece desde matinais a pratos executivos; pizzas fazem sucesso na madrugada / Reprodução Instagram
Stalos: Av. Nossa Sra. de Copacabana, 986 – Copacabana/ Telefone: (21) 2521-5143/ Funcionamento: aberto todos os dias, 24h.
Fornalha
O Fornalha, com unidades em Copacabana e Humaitá, é outro lugar aberto 24h no Rio de Janeiro. No melhor estilo “balcão de padaria”, oferece salgados tradicionais e especiais, tortas de diferentes sabores, além de muitas opções de bolos e doces. A grande estela do local desde 1976 é a generosa coxinha com Catupiry, que vem com muito recheio e é campeã de vendas na madrugada da cidade.
Fornalha tem duas unidades no Rio de Janeiro e faz sucesso com o seus salgados, em especial, com sua coxinha de Catupiry com frango / Reprodução Instagram
Fornalha: Unidade Copacabana – Rua Ministro Viveiros de Castro, 33 – Loja C/Telefone: (21) 2275-3998/ Funcionamento: segunda a sábado: 24h; domingos até 22h OU Unidade Humaitá – Rua Humaitá, 129/ Telefone: (21) 2527-1521/ Funcionamento: segunda a sábado: 24h; domingos até 22h.
Jobi
No coração do Leblon, funciona o Bar Jobi, referência da clássica boemia carioca desde 1956. Em um dos endereços mais badalados do Rio, oferece as tradicionais comidas de boteco. A feijoada, servida diariamente, o bacalhau, as fartas porções, como as de bolinha de queijo, empadas e sanduíches são sucesso por lá.
O lugar é o ponto de encontro para o último chope – muito bem tirado e ganhador de diversos prêmios – e conhecido também pelo marcante atendimento dos funcionários. Sempre simpáticos, chamam os clientes pelo nome, numa relação de amizade. Apesar de destacar seu horário de funcionamento até 3h no Instagram, não é incomum ver o local aberto até mais tarde aos fins de semana.
Clássico do Leblon, Jobi fica aberto até de madrugada e recebe festeiros que buscam matar a fome depois da ‘night’ / Reprodução Facebook
Bar Jobi: Av. Ataulfo de Paiva, 1166 – Leblon/ Telefone: (21) 2274-0547/ Funcionamento: diariamente, das 11h às 3h.
Meat
Vizinho do Jobi, o Meat é conhecido pelo seu saboroso churrasco e acompanhamentos, e claro, pelos hambúrgueres que matam a fome de muitos baladeiros na madrugada.
Com mesas na calçada, o público pode experimentar destaques do cardápio como espetos de Fraldinha, um dos mais pedidos da casa, filé mignon angus, kafta recheada com queijo, linguiça suína, pão de alho, frango e salsichão.
Os veganos também ganham uma atenção especial no menu com o “Amazonika Veggie Burger”, feito com carne de fibra de caju.
Meat, no Leblon, é famoso por suas saborosas carnes e hambúrgueres especiais, como o de Costela Angus da foto / Reprodução Facebook
Meat: Av. Ataulfo de Paiva, 1174 – Leblon, Rio de Janeiro / Funcionamento: segunda e terça, das 11h30 à 00h; quarta, das 11h30 à 1h; quinta, das 11h30 às 3h; sexta e sábado, das 11h30 às 5h; e domingo, das 11h30 à 1h.
Itahy
O Itahy tem três unidades na zona sul do Rio de Janeiro, sendo a do Leblon a que fecha mais tarde (3h). Todas de fácil acesso, próximas a metrôs, costumam ser pontos de partida ou de chegada dos bloquinhos de rua da cidade.
O cardápio vai desde saladas até petiscos clássicos da casa, como bolinho de bacalhau ou frango à passarinho. Como prato principal, o galeto serve bem duas pessoas e vem acompanhado de arroz, fritas e farofa.
Galeto acompanhado de arroz, batata frita e farofa é um dos pratos mais vendidos do Itahy / Divulgação
Itahy: (Unidade Leblon) – Avenida Atulfo de Paiva, 1060 – Leblon / Telefone: (21) 2522-3356/ Funcionamento: das 11h às 3h ou Unidade Ipanema – Rua Barão da Torre, 334/ Telefone (21) 2247-3356/ Funcionamento: das 11h à 1h.
BB Lanches
O Rio de Janeiro é conhecido por suas casas de suco, que são encontradas a cada esquina. O BB Lanches é uma das mais famosas, com inúmeras opções de suco e vitaminas. Os sanduíches e hambúrgueres de diferentes sabores são os protagonistas do espaço, que estende seu horário de atendimento aos festeiros de plantão aos fins de semana.
BB Lanches: Rua Aristides Espinola, 64 – Loja A – Leblon / Telefone: (21) 2294-1397/ Funcionamento: domingo a terça, das 8h à 1h; quarta-feira das 8h às 2h; quinta a sábado, das 8h às 3h.
Acompanhe CNN Viagem & Gastronomia em todas as plataformas:
Instagram
Tiktok
YouTube
The post Pós-folia: restaurantes para matar a fome de madrugada no Rio de Janeiro appeared first on CNN Brasil V&G.
Gastronomia – Receitas e Dicas Culinárias | CNN Brasil Soft